sexta-feira, 29 de abril de 2016

SAEDE: A Arte de Aprender com Jogos e Materiais Diversificados



Ao brincar, o aluno tem a oportunidade de relacionar-se, pois ao participar de uma brincadeira ele se socializa. A brincadeira é prazerosa para toda criança e integra os alunos com necessidades educativas especiais no contexto escolar, tornando o ambiente escolar propício para a inclusão. É importante que o aluno descubra e construa por si mesmo os significados por meio de jogos e brincadeiras. O educador deve proporcionar objetos e recursos que ofereçam situações desafiadoras, motivando perguntas e respostas, estimulando a criatividade e a descoberta de acordo com a necessidade de cada um, possibilitando assim a aprendizagem de várias habilidades.
Partindo deste princípio, pesquisei jogos e materiais que chamassem a atenção dos alunos, focando em cada necessidade particular. Aí surgiram algumas idéias que foram se concretizando, motivando e encantando...
Vejam só:
                                        JOGO DA MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓ

Este jogo fez o maior sucesso entre os alunos! Utilizando a tábua de Pitágoras, papel cartão, folhas sulfite, EVA e um dominó. Através dele, desenvolvemos habilidades com a tabuada, estimulamos o raciocínio lógico e a capacidade de formular estratégias.
    Para aprender a confeccionar este jogo, visite o site do professor Evandro Veras:
Lá ele ensina através de vídeo o passo a passo para confeccionar este jogo e as possibilidades de explorá-lo.

 Outros jogos e recursos também foram utilizados com muito sucesso! Vejam:



 QUEBRA-CABEÇA DA MULTIPLICAÇÃO



OUTROS TIPOS DE QUEBRA CABEÇA
JOGO DA VELHA COM EVA/TAMPINHAS DE PET




MATERIAIS PRA CONTAGEM, DADOS E RELÓGIO DE PONTEIRO.



Espero que gostem das ideias e aproveitem
 para colocar em prática com seus alunos!

Professora Daniela Luiz (SAEDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário